DIA C - Ação do Dia C recolhe 23 mil garrafas plásticas em Santa Maria de Jetibá

  • Ação do Dia C recolhe 23 mil garrafas plásticas em Santa Maria de Jetibá Cooperativismo em ação com as escolas faz um trabalho de conscientização e prevenção do meio ambiente na região serrana do Espírito Santo As cooperativas de Santa Maria de Jetibá se reuniram e conseguiram tirar do meio ambiente mais de 23 mil garrafas pet.

    Em ação conjunta com a Secretaria de Educação do município e as escolas, a Coopeavi, Sicoob Centro Serrano, Escola Cooperação e a Coopetranserrana mobilizaram estudantes e colaboradores para recolher as garrafas.

    A turma vencedora será levada a um cinema para assistir um filme. Uma garrafa plástica demora cerca de 400 anos para se decompor.

    Enquanto isso, esses objetos ficam alojadas no meio ambiente, em muitas das vezes, entupindo bueiros, acumulando água, poluindo os rios e nascentes. Sabendo de tudo isso, o cooperativismo entrou no cenário para mudar essa realidade em Santa Maria de Jetibá.

    O comitê de Jovens Lideranças Cooperativistas se reuniu com o poder público para desenvolver essa ação do “Dia C de Cooperar”.

    Nove escolas abraçaram a causa. “Trabalhar com as crianças é muito bom, já que elas são fontes de conhecimento dentro de casa, além disso, estamos contribuindo para formar cidadãos mais conscientes”, afirma Simone Holz Loose, colaboradora da Coopeavi. No formato de uma gincana, as turmas destas escolas disputaram entre si e a campeã ganhará uma sessão de cinema. “Escolhemos o cinema como premiação, porque diversas crianças do interior nunca tiveram contato com o ambiente cinematográfico”, explica Suely Kurth Dettmann, colaboradora do Sicoob.

    No último final de semana, 22 e 23, os estudantes do município e da região serrana do Estado estiveram reunidos em Santa Maria para realização da XV Feira Cientifica-Cultural e a I Semana Regional Centro-Serrana de Ciência e Tecnologia.

    Durante o evento, dia 23, foi revelada a turma vencedora da gincana (8ª série da Escola De Vila Jetibá). Já as garrafas plásticas, serão entregues a Associação Casa Bom Samaritano do município, uma associação sem fins lucrativos, que atua no âmbito de recuperar dependentes químicos e alcoólatras, no dia 6 de setembro, dia do 50º aniversário da Coopeavi e data oficial do “Dia C de Cooperar”.

    Dia C de Cooperar Além dessa ação visando a preservação do meio ambiente e ressocialização de dependentes, também haverá outras iniciativas como Caminhada da Família, dia 31 de agosto (09 horas da manhã), doação de roupas e palestras sobre diversos temas, como cooperativismo, preservação de nascentes, uso racional de defensivos agrícolas e água, o papel da mulher na propriedade rural, entre outros, durante a Semana Tecnológica do Agronegócio, 4 a 6 de setembro, no centro de Santa Maria de Jetibá e nas escolas com a Polícia Militar.

    Cooperativas envolvidas

    • Cooperativa Agropecuária Centro Serrana
    • Coopeavi;
    • Sicoob Centro Serrano;
    • Escola Cooperação;
    • Coopetranserrana.

     

    • Escolas Participantes
    • - Escola Emílio Schoeder (Alto Santa Maria);
    • - Escola Antônio Gonçalves (Vila Gonçalves);
    • - Escola de Rio Possmoser;
    • - Escola Hermann Berger (Belém);
    • - Escola de São Sebastião;
    • - Escola Vila Jetibá;
    • - Escola São Luís;
    • - Creche Ronald Berger (Rua Nova);
    • - Escola Cooperação (Rua Nova);

     

    Outros dados - 05 Caminhões baú rodaram as escolas e recolheram 23.027 garrafas; - A iniciativa mobilizou 2.036 estudantes.

     

     

    Sobre a Coopeavi – A Coopeavi é uma cooperativa do segmento Agronegócio, com atuação no Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. Atualmente conta com mais de 8,5 mil cooperados, em sua maioria pequenos e médios produtores. Em setembro completará 50 anos de atuação junto com o produtor rural.

     

    Sobre o Sicoob: O Sicoob é uma cooperativa do ramo de crédito, com atuação e vários estados do Brasil. Atualmente possui 2.754.930 cooperados no país, no Espirito Santo são 157 mil cooperados. O Sicoob oferece todos os produtos e serviços bancários, só que de um jeito bem diferente: ele compartilha os resultados com os associados e aplica os recursos captados nas próprias comunidades, o que movimenta o comércio e a produção, além de criar novas oportunidades de emprego e renda.

     

    Sobre a Coopetranserrana: Cooperativa do ramo de transporte, há 12 anos no mercado oferecendo transporte de qualidade. Atende na locação de vans, ônibus e micro-ônibus. A cooperativa possui hoje 242 associados que são os motoristas da cooperativa. Sobre a Escola Cooperação: A Cooperativa Educacional Centro Serrana é uma cooperativa de professores que oferece as seguintes modalidades de ensino: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. O material didático adotado pela instituição é o Sistema Positivo de Ensino, que acompanha a escola a mais de 15 anos. Nas mais diversas atividades a escola sempre se destaca com excelentes resultados.

     

Endereço: Área Especial Zona Rural s/n
Corrego São Sebastião de Belém
Santa Maria de Jetibá/ES CEP 29645-000

© 2014 - 2020 CoopeTranserrana - Todos os direitos reservados                                             Desenvolvido pela KadWeb